Notícias
Um desses prognósticos intrigantes é o desaparecimento do Oceano Atlântico e a eventual formação de um "supercontinente". Essa previsão baseia-se no movimento contínuo das placas tectônicas ao longo de milhões de anos.
De acordo com as projeções, daqui a aproximadamente 200 milhões de anos, o Oceano Atlântico não existirá mais como o conhecemos hoje. As crostas continentais e oceânicas, ao se encontrarem e interagirem por meio da subducção, gradualmente conduzirão a essa transformação. É interessante notar a diferença entre essas crostas: enquanto as continentais são antigas, com até quatro bilhões de anos, as oceânicas são mais jovens, datando de cerca de 220 milhões de anos.
Descobertas recentes, como evidências de subducção na região do estreito de Gibraltar e no Mar Mediterrâneo, reforçam essa previsão. A atividade tectônica nessas áreas, antes considerada dormente, indica um processo contínuo de mudança. Liderados por pesquisadores como João Duarte, os estudos sobre o movimento das placas e a convergência das massas terrestres apontam para um futuro onde um novo supercontinente emergirá.
Embora seja difícil para nós, seres humanos, concebermos essas mudanças em uma escala de tempo tão vasta, é fascinante imaginar como a Terra continuará a evoluir e se transformar ao longo dos milênios.
21.abril.2024
O famoso mergulhador italiano, Enzo Maiorca, estava mergulhando no mar quente de Siracusa e conversava com sua filha Rossana que estava no barco. Pronto para submergir, sentiu algo bater ligeiramente nas costas. Virou-se e viu um golfinho. Percebeu então que ele não queria brincar, mas expressar alguma coisa.
O animal mergulhou e Enzo o seguiu.
A cerca de 12 metros de profundidade, preso em uma rede abandonada, havia outro golfinho.
Maiorca rapidamente pediu à filha que apanhasse suas facas de mergulho. Em poucos minutos os dois conseguiram libertar o golfinho que, no limite das forças conseguiu emergir, emitindo um "grito quase humano" (assim descreveu Maiorca).
Um golfinho pode resistir debaixo d’água até 10 minutos, depois afoga-se
O golfinho liberto, ainda atordoado, foi controlado por Enzo, Rossana e o outro golfinho. Depois veio a surpresa: Era uma delfina, que logo deu à luz um filhote.
O macho circulou-os e, parando à frente de Enzo, lhe tocou na bochecha (como se fosse um beijo), num gesto de gratidão... e se afastaram.
Enzo Maiorca terminou sua intervenção dizendo: “até que o homem aprenda a respeitar e a dialogar com o mundo animal, nunca poderá conhecer o seu verdadeiro papel nesta Terra”.
Veja o poder de estar atento ao sinais que vida nos dá.
O ator Bernard Hill morreu aos 79 anos. Ficou conhecido por interpretar o capitão de Edward Smith em "Titanic", e o Rei Théoden, na trilogia "Senhor dos Anéis". Ele também teve destaque ao interpretar Yosser Hughes no drama “Boys from the Blackstuff”. Hill era Yosser Hughes, um personagem que trabalhou para lidar com o desemprego em Liverpool. Hill deveria retornar às telas de TV em breve. Ele estaria na segunda temporada de “The Responder”, um drama da BBC estrelado por Martin Freeman, que começa a ser exibido hoje.
O Papa Francisco manifestou solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, durante oração do Regina Caeli, neste domingo (5).
“Asseguro a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, escreveu.
O poder da cúrcuma
SOBRE A CÚRCUMA:
Originária da Índia e do sudeste da Ásia, a planta usada para fins medicinais e culinários possui forte efeito antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano e antibacteriano. Por isso, é bastante utilizada no tratamento e prevenção de diversas doenças
Se nós conhecemos a cúrcuma na forma de uma especiaria em pó de cor amarelo alaranjado, trata-se de um rizoma, como o gengibre que podemos comprar fresco nas mercearias asiáticas. Este rizoma, também conhecido por açafrão da terra, é cozido, secado e depois reduzido a pó fino.
É o ingrediente indispensável de muitas misturas e condimentos utilizados em muitas das cozinhas do mundo, como o curry indiano, o ras el hanout da cozinha magrebe e igualmente o colombo, uma mistura de especiarias utilizada nas Antilhas.
Ela traz uma bela cor, principalmente aos pratos de lentilhas, batatas ou legumes e também um sabor sutil, mais perfumado que picante.
Ela é igualmente utilizada como corante para os tecidos ou a pele em certas culturas. De repente, quando você cozinha com ela, lave bem as mãos e pense também em enxaguar seus pratos rapidamente para evitar as más surpresas...